corpoalma

proposta

Obras tridimensionais e efêmeras, abrigadas sob uma determinada configuração do espaço, durante um certo período de tempo, as videoinstalações tomam corpo sob uma determinada forma, forma esta indexada ao espaço físico onde se corporificam.

Uma de suas características é a impossibilidade de experimentar este "lugar" por meio de registros fotográficos, videográficos ou os usuais catálogos de memória da montagem, pois estes formatos reduzem a experiência de um objeto tridimensional ao campo bidimensional. Ou seja, a fruição de uma videoinstalação é a sua prática, dá-se em presença, pois é ao visitante que ela se destina, corpo e sede onde a obra se realiza.

A proposta de Regina Pessoa e Renato Barbieri põe em compasso uma reflexão entre matéria e essência e arte e memória, grafados aqui num só significante sob o titulo corpoalma e teve sua primeira montagem na Galeria Cal, Casa da Cultura da America Latina, UnB, Brasília, de 24 março a 29 de maio de 2011.

A metade "instalação" de corpoalma coteja dois objetos de mesma natureza: instrumentos musicais, piano e violino, em estado de ruína; dois bancos para assento e os componentes eletrônicos: dois canais de imagem e som em vídeo, que constituem a metade "vídeo", com duração de 8 minutos de projeção em looping.

A imagem-som projetada sobre estes objetos consiste na execução da composição musical de Luiz Olivieri para violino e piano, e cujo efeito é o da "animação" dos instrumentos por esta imagem-som.

Em corpoalma, os instrumentos musicais, tradicionalmente suportes do som, tornam-se suportes da imagem, comparecem como borda, saliência tridimensional para o repouso do olhar sobre as superimposições das imagens-som. Nesta câmara claro-escura, a onda sonora, que transporta energia sem transportar matéria, anima a matéria arruinada, circulando nos percursos de sua música.

Numa inversão em relação à cena do cinema, onde a fonte da imagem antecede o ponto de vista do visitante, nesta câmara claro-escura os projetores se oferecem como horizonte da inauguração de uma cena - cada um, segundo cada qual. Já experimentou?

Nina do Valle
Curadoria e Texto